Casarão Gallotti

O que fazer - Cultura e História, Lazer e Entretenimento
Casarão Gallotti

Pertenceu a uma tradicional e importante família de Tijucas. A imponente residência dos Gallotti foi construída no final do século XIX em estilo eclético, baseada no castelo da família Gallotti na Itália e, atualmente, é um importante patrimônio histórico do município.

A edificação foi construída sob encomenda do patriarca, o renomado empresário Benjamin Gallotti, e foi erguida com materiais que vieram da Europa por meio de grandes embarcações.

O Casarão Gallotti serviu de referência para Tijucas por muitos anos. Nesse local foram recepcionados inúmeros políticos e figuras ilustres de todo o Brasil, além de ter sido palco de animadas festas onde se apresentavam artistas locais.

Foi a primeira residência de Tijucas a contar com sistema de telefonia e, devido a isso, servia como central de informações das notícias que chegavam e saiam do município.

Além de estar sempre repleta de filhos, netos e bisnetos da família Gallotti, a casa também sempre teve as suas portas abertas para o povo, principalmente quando uma das filhas do Coronel Benjamin Gallotti, Maria Gallotti Peixoto, assumiu o comando da propriedade.

Conhecida pelos seus quitutes e pela sua imensa bondade, Maria Gallotti, falecida em 1987, até hoje é lembrada pela sua humildade e caridade.

Edificação repleta de memórias, na atualidade o Casarão Gallotti, desde a sua doação efetuada pelos herdeiros da família Gallotti em 2007 para a Prefeitura de Tijucas e, principalmente, a partir de 2009, ano em que foram concluídas as obras de restauro, foi convertida num centro de Cultura, que atende a toda a população de Tijucas e região.

Museu Tijucas

Inaugurado em 04 de maio de 2012, o Museu Tijucas ocupa as principais salas do primeiro pavimento do Casarão Gallotti, residência construída em 1898, na qual também está instalada a sede da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo.

O Museu foi implantado pela Administração Municipal a partir do edital “Mais Museus” do então Ministério da Cultura que, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), financiava a implantação de museus em todo o Brasil. O Museu abriga a exposição de longa duração sobre a cidade de Tijucas e  família Gallotti, intitulada “Ty Yuca”.

A exposição é composta por salas temáticas, onde estão expostos objetos, fotos, móveis e outros materiais que representam temas como: Território, Gente da Terra, Lazeres e Sociabilidades, Celebrações e Tradições, além de Saberes e Sabores. Já em homenagem à família Gallotti, o Museu conta com os espaços “Benjamin Gallotti”, “Entra, a casa é Tua!” e “Casarão Restaurado”.

Além dos inúmeros visitantes que procuram o local para conhecer um pouco mais sobre a história de Tijucas, o Museu é igualmente frequentado por todos aqueles que apreciam o nosso belo jardim e há, ainda, os que prestigiam os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo. Esses eventos fazem parte de um calendário com programações durante o ano inteiro.

Galeria de Fotos

Redes Sociais

logo
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!